quarta-feira, 18 de junho de 2008

Correios - Campinas

Direção da ECT faz de concurso público de fachada enquanto contrata carteiros e OTT´s terceirizados

Concurso público para contratar carteiros e OTT´s em Campinas e região, reprova todos os candidatos, só servindo para que a direção dos Correios arrecade dinheiro para fazer caixa dois na empresa
16 de maio de 2008

No último sábado (03/05), a DR-SPI promoveu a continuidade do concurso público para a contratação de Carteiros e OTT´s (operador de triagem e transbordo) na região de Campinas, concurso iniciado no mês de setembro de 2007.

Nesta etapa foram chamados mais de 130 candidatos ( aproximadamente 70 mulheres e 60 homens) para se submeterem ao TAF (Teste de Aptidão Física), prova que foi estabelecida na contratação de carteiros e OTT´s pela ECT há dois anos atrás. Justamente para dificultar a contratação de funcionários por concurso público, justificando a contratação de MOT´s (mão de obra temporária). A fraude que já vinha sendo denunciada pela Oposição Ecetistas em Luta, chegou aos extremos neste dia (3 de maio), das 70 mulheres que realizaram os testes, nenhuma foi aprovada, chegando a ponto das candidatas irem até a delegacia abrirem BO (Boletim de Ocorrência) contra aplicadores da prova. Houve a proposta das candidatas se juntarem e processarem a ECT e os responsáveis pelo concurso por discriminação.

No TAF, o candidato ao cargo de carteiro ou OTT é obrigado a executar exercícios parecidos com os testes do exército ou da polícia militar, sendo que no correio, o cargo de carteiro teria como única necessidade à pessoa conseguir andar, e no cargo de OTT o trabalhador precisa ter o movimento das mãos normais. No entanto, a exigência do TAF dos correios obriga o candidato a fazer exercícios de barras, pular 1,75 mt de distância sem tomar nenhum impulso e correr 2 kilometros e 200 metros em 12 segundos.

Passando nestes testes, o candidato ainda passará pelos testes de robustez, onde o candidato terá que puxar pesos do porte de halterofilistas profissionais. Nem os professores de educação física que aplicavam os testes dos correios neste dia não conseguiram puxar estes pesos.
Enquanto a ECT exige super-homens para fazer o serviço de carteiro e de OTT, a contratação de terceirizados acontece sem nenhuma exigência, só no CTCE-Valinhos existem mais de 30 mulheres trabalhando de OTT´s por empresas terceirizadas, nos CDD´s ainda continuam utilizando os serviços de carteiros MOT´s (mão de obra temporária de terceirizados).

O que está por trás dos concursos dos Correios?

Está evidente que a direção da ECT não quer contratar trabalhadores concursados, não querem trabalhadores com vínculo empregatício com a empresa, pois a direção corrupta da ECT sabe que o projeto do governo Lula é o de privatizar a empresa, através da reestruturação da empresa e a venda das ações da ECT para o capital privado, transformando a ECT de empresa pública em empresa de sociedade anônima, onde poderão legalizar a contratação de terceirizados em atividades fins dentro dos correios.
A intenção da direção da ECT é realizar concursos públicos para apenas arrecadar dinheiro, pois a inscrição é no valor de R$ 17,00 e no último concurso, só na região de Campinas mais de cinco mil pessoas se inscreveram, sendo que a empresa já abriu novo concurso para carteiro, antes mesmo de o último concurso completar um ano. Veja edital de concurso no site www.correios.com.br

A direção da ECT que conhece muito bem o potencial da empresa sabe que poderia contratar o dobro de funcionários ecetistas existente atualmente. Os SD´s (Sistema de Distritamento) que a própria empresa realiza estão apontando novas vagas em todas as unidades. No entanto, o governo Lula está estrangulando a ECT, pressionando os trabalhadores produzirem um maior volume de entregas com o mesmo número de funcionários de 5 anos atrás. Isso acontece porque o plano do governo é promover a venda de 49% das ações da ECT para a iniciativa privada, transformando a empresa pública dos correios em empresa de Sociedade Anônima, com isso poderão contratar aos montes trabalhadores terceirizados, conforme foi feito na Petrobrás, que a partir da venda de suas ações, a Petrobrás passou de 20 mil terceirizados para 200 mil terceirizados, mantendo o mesmo quadro de funcionários concursados, apesar de a Petrobrás crescer enormemente todos os anos.

A luta contra a privatização da ECT deve também se organizar pela exigência de contratação de mais funcionários concursados, o quanto for necessário, efetivando os trabalhadores terceirizados nos quadros de recursos humanos da ECT e exigindo o fim das terceirizações.

-Contratação imediata de carteiros e OTT´s, o quanto for necessário, usando as listas de centenas de trabalhadores aprovados nos testes teóricos dos últimos concursos públicos;

-Abaixo a fraude dos concursos para carteiros e OTT´s utilizando testes físicos humilhantes e arbitrários que não tem relação com o dia-dia destes trabalhadores.

Clique aqui para voltar à seção da editoria

FONTE: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=5866
(SITE DO PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA-MOVIMENTO OPERÁRIO)

O QUE VC ACHA DESSE CONTEÚDO? CUIDADO, SE VOCÊ AINDA NÃO FOI VÍTIMA DESSA MALDADE E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS UM DIA PODERÁ SER!

Vamos combater esse mal! Todos temos o direito de condições dignas de trabalho. A ESCRAVIDÃO é um crime!


Nenhum comentário: