quinta-feira, 5 de junho de 2008

NÃO ACEITAMOS A PROVA FÍSICA PARA CARTEIRO E OPERADOR DE TRIAGEM E TRANSBORDO DA FORMA QUE É EXIGIDA PELOS CORREIOS. A CAPACIDADE FÍSICA AVALIADA NOS TESTES DE ROBUSTEZ E APTIDÃO FÍSICA É TOTALMENTE INCOMPATÍVEL COM AS ATIVIDADES DESTES PROFISSIONAIS
QUESTIONAMENTOS:
ORIGEM DAS PERGUNTAS: TESTES DE ROBUSTEZ E APTIDÃO FÍSICA- CORREIOS- EM 25 DE MAIO DE 2008

1) O TESTE DE ROBUSTEZ FÍSICA É LEGALMENTE ACEITÁVEL PARA OS CARGO DE CARTEIRO E OPERADOR DE TRIAGEM E TRANSBORDO? SE A FORÇA FÍSICA EXIGIDA NESTE É TOTALMENTE INCOMPATÍVEL COM A ATIVIDADE EM QUESTÃO E QUE UTILIZA DE APARELHOS INACECÍVEIS PARA TREINAMENTOS PREPARATÓRIOS, POR QUE REALIZAR ESTES TESTES?

obs: Os itens 3.1.3 e 3.1.4 determinam as atribuições onde consta que a bolsa transportada pelo carteiro deve ser de até 8Kg se feminino e 10Kg se masculino.

DADOS DOS TESTES DE ROBUSTEZ FISICA (FORÇA):
*DINAMOMETRIA MANUAL(30Kgf-MASC, 35Kgf-FEM)
*DINAMOMETRIA ESCAPULAR (30Kgf-MASC, 35Kgf-FEM) - APARELHO NÃO ENCONTRADO EM SERGIPE
*DINAMOMETRIA DORSAL (80Kgf-MASC, 90Kgf-FEM)

DADOS DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
*BARRA FIXA-(ACIMA DE 03 FLEXÕES-MASC, SUSPENSÃO ACIMA DE 11 SEGUNDOS-FEM)
*IMPULSÃO HORIZONTAL(ACIMA DE 1,76m-MASC, ACIMA DE 1,36m-FEM)
*CORRIDA DE 12 MINUTOS (ACIMA DE 2.201m-MASC, ACIMA DE 1.801m-FEM)

2) O DINAMOMETRO ESCAPULAR ELIMINOU APROX. 80% (INACEITÁVEL) DOS JÁ APROVADOS NA PROVA ESCRITA, AFIRMANDO SER ESTES INAPTOS PARA TAL ATIVIDADE. SE É FORMADA DE ATRIBUIÇÕES COMUNS PARA UMA PESSOA SAUDÁVEL, COMPROVADO PELOS EXAMES E PERÍCIA MÉDICA EXIGIDOS NO MESMO EDITAL, COMO PODE SER ATRIBUIDA A INCAPACIDADE FISICA PARA ESTE CARGO SE PARA O INSS ESTAS SÃO PESSOAS NORMAIS?

3) PODE A ECT (CORREIOS) AFIRMAR NO ITEM 5 OS REQUISITOS SEM MENCIONAR A ROBUSTEZ FISICA COMO UM DESTES, POIS ESTABELECE APENAS A APTIDÃO FÍSICA E MENTAL COMO REQUISITO PARA O PLENO EXERCÍCIO DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO, E MESMO ASSIM TORNAR NECESSÁRIA UMA PROVA DE ROBUSTEZ (MEDIR FORÇA) E APTIDÃO FÍSICA (AMOSTRAGEM DE CAPACIDADE FÍSICA) NO CONCURSO EM QUESTÃO?
Obs: A Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990 que cria requisitos para aprovação em concurso público relaciona apenas a aptidão Física e Mental como sendo um destes.

4) COMO A ECT PODE APLICAR EM SEU CONCURSO UMA PROVA ONDE SERÁ UTILIZADO UM APARELHO - O DINAMOMETRO ESCAPULAR, QUE NÃO FOI ENCONTRADO EM PARTE ALGUMA DO ESTADO DE SERGIPE E QUE NÃO É UTILIZADO EM CONCURSOS ONDE A CAPACIDADE FÍSICA DEVE SER O FATOR PRINCIPAL, COMO PARA CARGOS DO CORPO DE BOMBEIROS E SOLDADO DE POLICIA?

VAMOS LUTAR PARA QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA, POIS DE UMA EQUIPE DE APROX. 120 PESSOAS NÃO HÁ COMO CONSIDERAR QUE APENAS O QUANTITATIVO DE APROX. 23 DESTAS TENHAM CONDIÇÕES DE EXERCER AS FUNÇÕES EM QUESTÃO.

30 comentários:

Marcelo Barreto disse...

A prova física dos correios é um disparate,pois ao entrar na empresa exige-se um super-homem ou mulher maravilha porém ao adentrar ao cargo de carteiro ou operador de triagem estas pessoas são lesadas física e moralmente.Pois com tantos movimentos repetitivos (o que provoca L.E.R.) não existe nenhum profissional para ginástica laboral,ou seja,cai por terra a saúde de pesssoas que foram tão cobradas e que chegam a se afastar das atividades antes da idade necessária exigida pelo inss.É preciso atentar para essas injustiças que permeiam cabeças de pessoas que normatizam ou executam práticas de desrespeito e exploração.Logo,os interessados em fazer parte da empresa ect deve lutar desde quando presta concurso pois já está vendo a forma como estão sendo tratados. Se queremos melhores condições devemos lutar para mudar o paradigma de pessoas que não acompanharam a evolução dos tempos e que não fazem jus ao cargo de gerir seres humanos conscientes de seus direitos.

Marcelo Barreto disse...

De todo este pandemônio que foi a prova física dos correios muitas coisas boas vinheram depois: a união de todos os "reprovados" na luta por justiça e cidadania.O que vai mostrar que juntos somos mais fortes e temos condições de muitas conquistas.Porém é claro que a classe dos opressores não adora este comportamento por isso a todo custo promove o sentimento de individualidade e descrença num interesse de fragilizar movimentos de ressistência e espírito de grupo.Não vamos deixar que injustiças como a da prova física dos correios nos tire a oportunidade de ocupar o cargo público para o qual dedicamos horas de estudo e que exigiu muitas vezes vencer o cansaço depois de um dia de trabalho,vencer o sono,deixar de estar com a família,entre outras coisas que foram abnegadas,visto que não é fácil passar num concurso .Um abraço a todos que fazem parte e queram se juntar a nossa luta.

Emerson disse...

o pior de tudo foi a visível falta de capacidade do instrutor em passar aos candidatos o funcionamento do dinamômetro escapular. Além disso, o edital previa três tentativas para realização do teste, mas o correto era haver um intervalo de tempo entre cada tentativa, o que não aconteceu, provando a falta de experiência dos instrutores na realização de testes físicos. os únicos prejudicados com isto fomos nós os candidatos.

Unknown disse...

vou fazer a prova escrita pros correios aki em RS, mas estou mais apreensiva com os testes físicos..
qt à corrida sei que tem como passar. Qt ao dinanômetro e à barra, não sei se vou conseguir, mas vou treinar. O q mais me parece impossível(apesar de já ter lido em vários lugares na net q o dinanômetro é o pior) é a impulsão horizontal..como é q uma pessoa totalmente em repouso vai conseguir pular pra frente com os 2pés juntos , NO MÍNIMO 1,36m(no caso, feminino)???? e ainda por cima, a contagem eh feita da linha ateh onde o calcanhar encosta na "aterrissagem".. venho tentando aki em casa e o máximo q consegui foi 1,10m
pra ser carteiro eh preciso ser atleta olímpico?? ou super-homem/mulher???
espero q essa prova física mude ou q façam concursos qd quiserem q soh umas 10 pessoas ingressem na ECT

Minabugre disse...

Pessoal aqui no RJ tá a mesma palhaçada...
70% do pessoal reprovado... e justamente no teste de robustez (escapular). Vamos mover uma ação judicial...
Gostaria de pedir algumas dicas para quem estiver a frente dessa situação ae de vcs... COm certeza se vários estados fizerem isso, será melhor ainda para ganharmos a causa.

MSN:minabugre@hotmail.com

Grande abraço

Unknown disse...

Flavia
Vou fazer os testes físicos no proxímo sábado,e acho um absurdo tudo o que é exigido ,quanto a corrida e a impulsão estou ok, mas a barrafixa não estou conseguindo fazer,parece até que estão fazendo seleção para o exercíto.se eu não conseguir passar gostaria de entrar na justiça também,pois prestei serviços ao correio por 2 meses,e como era contrato não foi necessário nenhum teste e consegui exercer a função de carteiro normalmente.

Unknown disse...

concordo em numero genero e grau com todos vocês, pois fiz um teste fisico que parecia mais com uma tortura, mesmo assim passei em todos que nao precisava do apoio do instrutor, quando precisei que foi do de dinamometria escapular ele nao sou me ensinar. por isso temos que lutar contra essa opreçao

Ricardo disse...

gostaria de dizer uma coisa a respeito desses testes, fui reprovado duas vezes nesse escapular, sendo que a segunda vez tive que me consultar com um psiquiatra por tamanha fustração...isso é uma vergonha nem se quer corpo de bombeiro exige tal qua...sou de varginha[MG] o indice de reprovação em mg tambem é muito grande..

Ricardo disse...

em varginha eu procurei esse escapular, não encontrei nem no exercito.....é brincadeira.....

alexandreslord disse...

Caros amigos o pior de tudo fomos nós aqui do Piauí que chegamos no horário marcado às 7:00 horas e só íniciamos os testes por volta das 10:30 sendo prejudicados pela fome e pelo ambiente onde os testes foram realizados praticamente no meio do sol. Alguns candidatos q chegaram até a corrida percorreram o trajeto estipulado pelos instrutores provavelmente começando às 13:00 horas da tarde praticamente exautos dos exercíçios anteriores. Vamos reivindicar nossos direitos...

Unknown disse...

Fui fazer os testes dos correios e fiquei abismada com tamanha falta de organização, começou tudo atrasado sem falar nas fichas que da grande maioria estavam incorretas.Eu fiquei reprovada no dinamometro manual todas as mulheres ficarão se não somos capazes de realizar tal teste por que então abre vaga para mulheres???? Vou mover uma ação judicial e preciso de ajuda para saber como faço.Aqui no Piauí de 120 candidatos 12 passaram por todos os testes.

imail:juliana.arrais@hotmail.com

Unknown disse...

eu tinha passado na prova, fiquei em 5 lugar nas provas objetivas!!!!! mas perdi na outra fase, nessa porcaria de dinamometro escapular, um teste totalmente desnecessário.
eu procurei nas acedemias esse aparelho pra ir treinando...mas não tinha!!!!! eu já tava com meu emprego nas mãos....

O Cobra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Cobra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Cobra disse...

Um absurdo, eu fiquei em 3ª para a região de Propriá, só errei 3 questões da prova no geral e reprovei no teste escapular, se eu não for apto a trabalhar como carteiro por isso, então devo me aposentar como deficiente?
Esse ano 2011 estão exigindo a mesa coisa denovo, pra quê isso? Em caso de guerra os carteiros serão convocados também para o exército? Tá pior que alguns testes físicos para entrar na Força Aerea!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
edilson disse...

rapaz agora que eu to vendo o quanto eu fui injustiçado,fui reprovado na UPE de Recife,moro em Caruaru cidade localizada no estado de Pernambuco. Na hora do teste da tal dinâmica escapular não me deram intervalo entre as minhas 3 tentativas a qual eu tinha,já estava no meu limite físico depois de ta enfrentando um calor infernal de mas de 30 graus que estava fazendo na Universidade. E o mas engraçado de tudo que eu gostaria de alertar a todos é que existe um grande segredo por parte desta ferramenta escapular...tenho um amigo que conseguiu comprar um aparelho e ele descobriu que ao ser usado pela primeira vez nos testes as pessoas responsáveis pelos testes pegavam o aparelho e o entregava de forma invertida a qual voce havia pego,ou seja, é como se aquilo proporcionasse uma espécie de travamento no aparelho sendo assim impossível o resultado esperado ser real. e lembro que realmente isto acontecia,e também agente nunca podia ver o resultado,podendo haver alteração no resultado. quando eu pensei em entrar na justiça já era tarde demais. meu amigo falou para o meu irmão que quando o aparelho é puxado na mesma posição que foi puxada anteriormente o resultado altera positivamente sem se quer colocar muita força,ao contrario do dia que eu fui fazer o meu teste onde tudo dava o contrario por mas força que você colocasse você dificilmente alcançava o média para ser aprovado(a)!!!!!

edilson disse...

rapaz agora que eu to vendo o quanto eu fui injustiçado,fui reprovado na UPE de Recife,moro em Caruaru cidade localizada no estado de Pernambuco. Na hora do teste da tal dinâmica escapular não me deram intervalo entre as minhas 3 tentativas a qual eu tinha,já estava no meu limite físico depois de ta enfrentando um calor infernal de mas de 30 graus que estava fazendo na Universidade. E o mas engraçado de tudo que eu gostaria de alertar a todos é que existe um grande segredo por parte desta ferramenta escapular...tenho um amigo que conseguiu comprar um aparelho e ele descobriu que ao ser usado pela primeira vez nos testes as pessoas responsáveis pelos testes pegavam o aparelho e o entregava de forma invertida a qual voce havia pego,ou seja, é como se aquilo proporcionasse uma espécie de travamento no aparelho sendo assim impossível o resultado esperado ser real. e lembro que realmente isto acontecia,e também agente nunca podia ver o resultado,podendo haver alteração no resultado. quando eu pensei em entrar na justiça já era tarde demais. meu amigo falou para o meu irmão que quando o aparelho é puxado na mesma posição que foi puxada anteriormente o resultado altera positivamente sem se quer colocar muita força,ao contrario do dia que eu fui fazer o meu teste onde tudo dava o contrario por mas força que você colocasse você dificilmente alcançava o média para ser aprovado(a)!!!!!

Robert João disse...

ACHO Q TEM Q TER ESSES TESTES FÍSICOS SIIIM, TEM Q ESTAR PREPARADO, PRA DEPOIS NÃO SE QUEIXAR DOS CORREIOS!!!!! DEIXEM DE SE QUEIXAR DESDE JÁ E COMECEM A TREINAR !!

Robert João disse...

acho q tem q ter esses testes siim, tem q estar preparado, pra depois não se queixar, deixem de blá blá blá e treeeinem !!

Robert João disse...

tem q ter esses testes siiim, tem q estar preparado, pra depois não se queixar!! ah! aproveitem desde já, parem de estar se queixando e vão treinar ok!

TAUÁ BASKETBALL disse...

Incrível como as pessoas reclamam, quando lançam o edital tá lá falando dos teste, aí mulherada e os frangos se inscrevem , não passam e ficam chorando ah vá.

EducaçãoFísica.org disse...

dinamômetro manual analógico baratinhos. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196813875-dinammetro-manual-analogico-_JM

azrael disse...

Fui reprovado em porto alegre,sendo que fui muito bem em todos os teste ,mas no dinanometro escapular,percebi que a maioria dos candidatos passava na segunda vez ,e candidatos muito bem fisicamente como eu,reprovaram.
Não acho justo pois esse aparelho apresenta muitas duvidas quanto a maneira de avaliar fisicamente,porque é muito pouco usado nos teste até das forças armadas. Tem que ser excluido do teste físico dos correios ,se todos nos entrarmos com recursos ,vamos conseguir que prestem atenção nessa injustiça que está sendo feita com homens e mulheres gozando de plena saúde física e mental.

Samuel L. Soares disse...

Eu fiz os testes físicos dos correios ontem 30 de setembro, em Anápolis - GO. Eu estou inconformado com o texto de dinamometria escapular, logo, fui bem demais nos outros testes, mas não entendi por que não alcancei 30kgf. Candidatos magros e fracos fisicamente sucederam bem e não consegui, tenho 32 anos 1,80m, 73kg, 20 cm de músculo bípede. Esse aparelho não é apto para teste de pessoas que vão trabalhar de maneira toda diferente. Ele foi colocado para a reprovação. Quero relatar também no meu comentário que fiz a posição correta para o teste, enquanto outros, a maioria ficaram a vontade, abaixando os braços e encostando "essa coisa" no peito, e receberam a afirmação: "está apto". Estou inconformado e indignado. Eu não contava com as minhas forças?

Samuel L. Soares disse...

Vou comentar mais sobre os TAF. O horário foi o pior possível, após as nove da manhã, sol quente, sem alimento,dava umas bolachinhas com suco de caju La Fruta, que provocava enjôo e água acima de 10 C°, os recrutas do exército treinando a uns 10 mts, tudo isso foi prejudicial nos TAF em GO. Sei que é preciso melhorar o processo de seleção dos correios porque isso dá medo!

Ryu disse...

caramba agora estou vendo que nao fui o único !!!!!!! é realmente de ficar indignado com este aparelho dinamometro escapular, é um absurdo este teste, na minha cidade o primrito o segundo e eu o sexto colocados fomos reprovados no teste escapular. vergonhoso para os correios, agora vai ter um monte de zé mané da roça que acertaram meia duzia de perguntas e passaram só porque tem um fisico um pouco mais avantajado, mas um cerebro de minhoca. o primeiro colocado tinha acertado 48 questoes e eu 43, mas um zé mané da roça que acertou 28 questoes ta aprovado, é brincadeira, dalhe correio

Ryu disse...

agora vejo que nao fui o unico lezado por esse dinamometro escapular
cara fiz dois meses de academia e nao pasei no teste é brincadeira

Unknown disse...

OLÁ, TEM ALGUÉM DE SALVADOR OU REGIÃO QUE QUEIRA FAZER O TESTE DE DINAMOMETRIA ESCAPULAR ESCREVA PARA MIM: bcleber1@gmail.com

Unknown disse...

Bom meu nome é Rosineide sou de recife e pior do que os correios foi a Petroquimica Suape, que coloca esse tipo de exame e nem vem mensionado no edital..ninguém sabe nem o quanto de ser o valor do dinamometro escapular, dorsal e manual..ou seja vc só sabe na hora que vai fazer esse exame..em jejum...e ainda tem as enfermeiras q fazem questão de dizer q quase todos são reprovadas...ainda não saiu o resultado, mas estou muito apreensiva